livros: A Democracia Pode Ser Assim e A Ditadura é Assim

A primeira vez que vi sobre esses livros foi no instagram de um amigo, há algum tempo – ele mostrava as versões espanholas deles, reeditadas pela incrível Media Vaca. Achei sensacional a ideia – permitir a conversa sobre política com as crianças através de livros infantis. “A Ditadura é Assim” e “A Democracia Pode Ser Assim” foram publicados na Espanha pela primeira no final dos anos 70; as ilustrações eram outras, mas o texto o mesmo – e incrivelmente atual, acessível. Foram resgatados e reeditados pela Media Vaca e publicados no final do ano passado no Brasil pela Boitempo (sob seu novo selo infantil Boitatá). 

a-democracia-pode-ser-assim
“A Democracia Pode Ser Assim”
a-democracia-pode-ser-assim-02
ilustrações e colagens de Marta Pina

No primeiro volume, a gente conhece o que é – ou melhor, o que deveria ser – uma democracia. As escolhas, o direito e a importância do voto, os diferentes partidos e seus representantes e principalmente: os direitos e deveres de todos nós. O livro não deixa de nos lembrar da importância de nos informarmos sempre e de ficarmos atentos às nossas possibilidades de escolha e aos nossos escolhidos:

“(…) é muito importante que todos estejam sempre bem informados. E que todos vigiem tudo, para que não seja um só que vigie todos. Pois é muito fácil enganar as pessoas com palavras bonitas, com dinheiro e com promessas que nunca serão cumpridas.”

a-ditadura-e-assim
“A Ditadura É Assim”
a-ditadura-e-assim-02
ilustrações de Mikel Casal

Já no segundo volume, a ditadura nos é apresentada. O tom é divertido, mas o papo é sério – quem é o ditador, como ele toma o poder, seus interesses. O povo que o teme, que é explorado e que é censurado em tudo – até no direito de pensar e questionar. Como bem lembra Ruy Braga no final do livro, em uma época tão recente em que algumas pessoas saíram às ruas do Brasil pedindo pela volta da ditadura militar, é bom lembrar bem o que isso significa.

As ilustrações de ambos os livros são coloridas e divertidas – no primeiro, repleto de colagens antigas e misturadas, obra da artista Marta Pina. No segundo, os desenhos de Mikel Casal são mais caricatos, com muita cor e jeitão engraçado. O bacana é que os textos são acessíveis, fáceis e muito divertidos de ler com as crianças – uma introdução deliciosa e essencial à cidadania, à vida em sociedade e à política.

Esses são os dois primeiros volumes da série, formada por 4 títulos (e intitulada “Livros Para o Amanhã) – os dois próximos tratam questões sociais e de gênero: “O Que São Classes Sociais?” e “As Mulheres e Os Homens”, e saem em 2016. Ah, a faixa etária sugerida pela editora é dos 8 aos 10 anos – mas não precisa se restringir a isso não (aliás, não precisa se restringir a idade mínima para literatura nunca, vamos combinar!): aqui em casa a leitura com o Francisco,  que tem seus 5 anos, gerou interesse, perguntas e divertiu. Um livro pra ainda ler, reler e se questionar muito. 😉

***

A DEMOCRACIA PODE SER ASSIM

Texto: Equipo Plantel

Ilustrações: Marta Pina

Edição: Boitatá, 2015

A DITADURA É ASSIM

Texto: Equipo Plantel

Ilustrações:

Edição: Boitatá, 2015