Até Os Deuses Amam Futebol, de Heinz Janisch

Futebol e As Origens do Universo

Dia desses o Fran foi convidado para o aniversário de um colega do futebol. Aí surgiu a dúvida: o que dar de presente? Eu sou a tia que dá livros, não adianta. Se aprendi a escolher livros divertidos para meus filhos, aprendi a escolher para seus amigos e colegas também – e adoro fazer isso! Mas eu pouco conhecia o aniversariante – na verdade, só sabia disso, que ele curtia futebol. Então lá fui eu garimpar livros sobre o assunto – e gente, tem cada livro bacana! Eu nem podia imaginar.

“Até Os Deuses Amam Futebol” é um deles – a gente já tinha emprestado da Biblioteca Pública há algum tempo, e eu até já havia falado dele no instagram. Conta a história que os deuses, há muito tempo, adoravam bater uma bolinha. E sempre jogavam todos, o Deus dos Desvios, o Deus da Decisão, a Deusa da Impaciência (que batia um bolão) e até o Deus dos Vôos, que convenhamos, com esse nome só podia ser um excelente goleiro. Problema é que como os humanos, entre os deuses também tinham aqueles que não sabiam brincar – e esse era bem o Deus de Todos Os Deuses.

Um dia, cheio de raiva depois de perder uma partida, chutou uma bola azul tão forte, mas tão forte, que ela foi parar lááá no alto, no infinito. Essa bola começou a se transformar, terra e água surgiram…e adivinha o que surgiu dali? Divertido, diferente e especialmente legal pra criançada que pira em futebol, “Até Os Deuses Amam Futebol” é publicação da Editora Biruta.

***

Vamos conversar?