O Barulho Fantasma

Francisco andou resgatando esses dias outro livro da minha infância: O Barulho Fantasma. Desde pequena sempre gostei de histórias de mistério: os suspenses infantis da Stella Carr, Ganymedes José, a famosa série vaga-lume, todos esses faziam parte da minha pequena biblioteca (e hoje fazem parte da biblioteca do Francisco, pra ele ler quando for maior). Era só ter terror, um fantasma, um esqueleto e pronto, eu estava lendo. Acho que esse aqui deve ter sido um dos meus primeiros livros de mistério.

IMG_70751
(fotinho saiu meio fosca, mas o estado do livro também não ajuda)

É um livro pequeno, bem curtinho e até meio sem graça – mas como eu gostava dele! E agora o Francisco também – pra gente ver que nem sempre aqueles livros enormes, lindos e elaborados são os preferidos. Esse aqui, O Barulho Fantasma, tem uma historinha simples: um menino ouve um barulho e se assusta. Corre, se esconde, e o barulho se aproxima. Lá pelas tantas uma mão feita de osso (isso mesmo) toca seu pescoço – e lá corre ele, mais ainda, pedindo por ajuda. No final, tá tudo bem: era só um esqueleto-robô. Bobinha a história, eu sei, eu sei. Mas gente, eu me lembro TÃO bem do frio na barriga que eu sentia lendo e imaginando os barulhos, imaginando a tal mão feita de osso. E me lembro que toda vez que eu lia, eu me perguntava por que o menino estava sozinho. “Mãe, mas a mãe dele não tava em casa?”, eu perguntava. O Francisco faz a mesma coisa: “mas não tinha ninguém com ele, mãe?”.

IMG_70811

As ilustrações são bem simples, do Martin (assim mesmo, um só nome). Acho que gosto delas especialmente por fazerem muito parte da minha memória, mas são divertidas. O livro faz parte da coleção Estrelinha, da Editora Ática, que tem como objetivo acompanhar a alfabetização da criança. Esse aqui já é Estrelinha III, para quando a criança já é alfabetizada. Mas dá para ler com crianças mais novas, a partir dos três anos mesmo – e é até um jeito bacana de iniciar uma conversa sobre medo. Inclusive no Portal do Professor do MEC tem dicas para professores de como trabalhar o assunto e o livro em sala de aula.

IMG_70961

O livro é baratinho e fácil de achar, inclusive em sebos. Na Estante Virtual dá pra achar a partir de 5 reais!

***

Livro: O Barulho Fantasma

Texto: Sônia Junqueira

Ilustração: Martin

Editora: Ática