Bloquinhos de Perguntas e Respostas: ‘Brain Quest’ e ‘Os Pequenos Sabe Tudo’

Volta e meia quando eu leio com o Francisco, a gente para para conversar sobre as páginas do livro, uma a uma. Às vezes, se vocês querem saber, ele nem me deixa ler –  a gente fica nessa de parar e fazer perguntas a respostas sobre cada página, viajando na ilustração: ‘quantas árvores têm aqui? que menino está usando uma camiseta vermelha?’. E assim vai indo.

Foi nessa que eu descobri esses bloquinhos. Eles são exatamente para isso: brincar de perguntar e responder, observar, sinalizar. Primeiro foi o Brain Quest – trouxe dos Estados Unidos. Sem brincadeira, uma das coisas mais divertidas que eu trouxe de lá para o Francisco – ele adora, demais.  A ideia é simples: são bloquinhos de perguntas e respostas para crianças de todas as idades – já tem a partir de 2 anos, e vai longe, para crianças bem mais velhas, até 13 anos de idade.

brainquest1

brainquest2

No bloquinho de idades de 2 a 3 anos, o personagem principal é Max, o macaco. Algumas perguntas giram em torno dele,  outras não: são formas, cores e palavras, tudo muito colorido, com as respostas na mesma página. No bloco de 3-4 anos (esse da foto) a personagem é a ratinha Molly e as perguntas vão mais além: envolvem comparações, letras, números e palavras mais difíceis. As respostas estão sempre na próxima página – então a brincadeira é ainda mais divertida, quase uma supresa. Conforme a criança vai crescendo, os bloquinhos vão acompanhando a idade escolar e a dificuldade vai aumentando.

Tudo em inglês, lógico – o que é bacana, porque dá pra aprender várias palavras (eu junto com o Francisco, diga-se de passagem). Mas deixa eu contar: também há a versão em português. Encontrei esses dias, na Livraria da Vila. É outro bloquinho, de nome e editora diferente, mas a ideia, o jeitão e as perguntas são bem parecidos. Os bloquinhos brasileiros chamam-se Os Pequenos Sabe Tudo, e são da editora Sextante. São a tradução dos Les Incollables, bloquinhos franceses.

sabetudo2

sabetudo1

Aqui em casa a gente gosta dos dois – o Francisco se diverte especialmente com a forma de manusear os bloquinhos. Eles abrem como um leque, e são bem práticos. É só colocar na bolsa e pronto, tá ali à mão. No carro, no restaurante, em viagens, em casa mesmo. O preço: os  Brain Quest custam cerca de 10 dólares a caixinha –  e nela vem dois ou três bloquinhos, com geralmente 300 perguntas e respostas. Dá pra comprar via Amazon. Os Pequenos Sabe-Tudo custam cerca de 25 reais um só bloquinho, com 150 perguntas e respostas. Mas se liga: estão em promoção na Livraria da Folha por 16 reais.

1 comentário

  1. Adorei a sua dica, minha baby é pq ainda, mas adoro ver livros pra ela, esse de perguntas e respostas vai entrar pra lista.

    Bjs

Vamos conversar?