brown bear, brown bear, what do you see

Se tem uma coisa que eu adoro nos livros do Eric Carle é a simplicidade deles. Sempre assim: muita cor, colagem, poucas palavras e jeito de brincadeira. Já falei do mais conhecido dele aqui: o The Very Hungry Caterpillar, em português Uma Lagarta Muito Comilona (Ed. Callis), um dos maiores clássicos americanos. Mas Eric Carle tem mais de 70 livros publicados até hoje – esse aqui, Brown Bear, Brown Bear, What Do You See? é outro bastante conhecido dele. Foi lançado pela primeira vez em 1967, em parceria com Bill Martin Jr, que escreveu o texto – juntos, os dois fizeram esse e alguns outros, no mesmo estilo.

brownbear01

Como eu disse, é um livro muito simples, e essa é a parte mais legal: no início do livro, o narrador pergunta: “brown bear, brown bear, what do you see?” – e o urso marrom responde: “i see a red bird looking at me”. Na próxima página, é o pássaro vermelho quem responde, apontando outro animal colorido. Tem o cavalo azul, o cão branco, o peixe dourado, uma professora e as crianças, que terminam o livro.

bronwbear02

Justamente por não ter historinha em si, mas sim apontar bichos e cores, é um livro bacana para os novinhos, na faixa de 1, 2, até 3 anos. Tem tudo o que prende a atenção dos pequenos: muita cor e ilustrações bonitas, rima e muita repetição. O Francisco já não dá muita bola para ele, mas volta e meia gosta de ler porque é em inglês. Ele gosta de repetir as perguntas e respostas, é bonitinho demais vê-lo falando tudo meio torto. Aliás, tá aí: é um bom livro pra quem dá aula de inglês para os pequenos, ou para aprender em casa mesmo.

brownbear03

Os autores têm outros livros similares, e dá até pra comprar a coleção com 3 livros juntos. Existe um kit bonitinho para montar a primeira biblioteca, mas só à venda lá fora: vale a pena, sai 13 dólares via Amazon. Nossa cópia também comprei pela internet: custa na faixa de 6 dólares a edição pequena, da Henry Holt and Company.

brownbear04

Pra quem quiser saber mais sobre Eric Carle, só visitar aqui. Bill Martin Jr. também tem seu site, aqui.