Cabeçudos, a livraria portuguesa.

Estive ausente por um tempão aqui do blog, eu sei – mas a razão é boa: estive viajando por Portugal, de férias, sem Francisco e com muita saudade. Foi uma viagem deliciosa, e bem, lembram esses dias quando eu contei que desde que me apaixonei por literatura infantil comecei a querer visitar livrarias para os pequenos por onde eu andava? Pois então, fiz o mesmo em Portugal, e em Lisboa tive a chance de conhecer uma das mais bacanas de todas livrarias infantis que já conheci: a Cabeçudos.

foto 5

A livraria é demais – tem um espaço enorme para leituras (que acontecem todo final de semana) e outras atividades, e os livros, ah os livros! Pra quem tem verdadeira fascinação pela literatura infantil portuguesa como eu, a Cabeçudos parece mesmo um sonho. E foi muito legal mesmo – fui super bem atendida pela Raquel, proprietária da livraria, que não só me orientou na compra de livros como me sugeriu diversos escritores e ilustradores portugueses que eu ainda não conhecia.

Não tem coisa melhor do que ser atendida em uma livraria por quem conhece os livros que vende, por quem sabe o que indicar – e foi exatamente assim por lá. A Raquel conhece e aprecia todos os escritores, os ilustradores, as editoras com as quais trabalha, e isso é claro quando a gente ouve ela falar dos livros. No final das contas, saí de lá com quase 20 livros, que me encheram a mala de peso (afe!), mas fizeram a festa do Francisco quando cheguei em casa com eles. E é tanta coisa bonita, gente! Vou contando pra vocês sobre cada um deles e mostrando, porque é tanta coisa diferente e sensacional que não me aguento.

fotoOutra coisa que achei sensacional sobre a livraria: logo na frente dela, uma van estacionada, a Cabeçudos Itinerante. Dentro dela, um pouquinho de toda a livraria, toda organizadinha por idade (a separação é a seguinte: “conta-me historias”, “já leio um bocadinho”, “já sei ler” e “grande leitor”). Com essa van a Cabeçudos visita escolas pelo país, levando literatura a quem não tem acesso fácil a ela – coisa mais bacana:

foto 2

Saí de lá feliz da vida, só triste por não ter uma Cabeçudos aqui perto de casa. Mas a coisa boa é que a Raquel me prometeu que envia livros aqui para o Brasil também – então vamos mantendo contato e trocando dicas, já ficou combinado. Pra quem quiser conhecer mais sobre a Cabeçudos, vale entrar no site da loja e curtir no facebook também. 🙂

 

2 comentários

  1. Izabel chimelli comentou:

    Adorei!!! Muito bem sacados os espaços e uma graça as nomenclaturas de faixa etária !!! Supimpa!!!

  2. Fiquei com vontade de conhecer a a Cabeçudos =D Em Portugal gosto bastante da O Bichinho de Conto fica em Óbidos =)

Vamos conversar?