20 fev 2015

Cantiga, de Blexbolex

Escrito por
Livros

 

cantiga01

Blexbolex é um artista francês – nome esquisito e divertido de pronunciar (Francisco, fala com a mãe: BLEX-BO-LEX – e ele dá risada!), é na verdade o pseudômino de Bernard Granger. Artista, ilustrador e quadrinista, tem diversas obras infantis publicadas mundo afora – Cantiga é seu último trabalho, primeiro publicado no Brasil.

Livrinho pequeno no tamanho (quando comparado aos infantis que estamos habituados), de lombada gorducha e divertida, é de uma riqueza de cores sem tamanho. Foi o que primeiro me chamou a atenção quando me deparei com o livro – as cores, o laranjado fluorescente, a tipografia delicada. Tudo muito diferente, original – do formato, ilustrações, tipografia à própria história: são diferentes versões de uma só, sempre envolvendo personagens tradicionais do universo infantil. Tem a bruxa, o caçador, a escola o caminho – mas também tem o engarrafamento, a indiferença, a fuga.

Em alguns momentos, as palavras seguem tranquilas, página a página, embaixo das ilustrações – já em outros, surgem inesperadas: invertidas, embaralhadas, pontilhadas ou até ausentes. São essas ausências as partes preferidas do Francisco – cada leitura, uma invenção. Ele se diverte. Eu também – sou bem suspeita pra falar, porque é um dos livros da estante do pequeno que eu mais gosto. Delícia de ler em voz alta, em ritmos diferentes.

Onde achar: é fácil, é novidade e tem em diversas livrarias. Mas tá aí um livro que varia demais de preço – o nosso, comprei na Fnac aqui de Curitiba, por quase 40 pila. Besteira, deveria ter pesquisado um pouquinho. Na loja virtual da editora está por cerca de de 30 e (atenção, atencão!) nas Lojas Americanas não sai por mais de 14 reais. Imperdível.

cantiga02

cantiga03

cantiga04

Cantiga

Autor/Ilustrador: Blexbolex 

Editora Cosac-Naify, 2014


2 Comentários

  1. luiz octavio disse:

    bo noite gostaria de comprar este livro onde o encontro
    obrigado