Como e Por Que Ler Os Clássicos Universais Desde Cedo

De Um Livro Para Todos Os Outros

Ana Maria Machado é especialmente conhecida (e admirada!) por seus livros infantis e juvenis – mas já publicou também muita literatura adulta e teórica. “Ponto de Fuga”, por exemplo, traz uma coletânea de ensaios da autora sobre leitura e literatura. Instigante e imperdível, é um livro que risquei e rabisquei durante toda a leitura, tantos os trechos e referências que mereceram destaque.

Mesmíssima coisa aconteceu com esse aqui: “Como e Por Que Ler Os Clássicos Universais Desde Cedo” é um livro provocante. Provoca vontade LOUCA de ler, basicamente. De correr imediatamente atrás dos clássicos, de apresentar desde muito cedo às nossas crianças o que de mais bonito a humanidade já produziu.

A forma como a autora conduz suas sugestões é deliciosa – ela compartilha suas impressões, memórias, justificativas e de fato orienta como ler boa parte desses livros já com os pequenos. Sugere adaptações, traduções, e acima de tudo: reforça a importância de ler criticamente e de forma contextualizada cada uma dessas obras.

Sinceramente, é um livro que queria ter lido antes e que sugiro a todos os adultos, sem exceção: pai, mãe, professor – para ler com lápis, caneta e marcador em mãos! 😉

***

Vamos conversar?