De todos os livros do Francisco, os do cachorrinho Pum são de longe os favoritos. Já faz algum tempo – desde o primeiro, o Quem Soltou o Pum?, do qual eu já falei por aqui. Depois teve o Soltei o Pum na Escola (desse eu ainda não falei) e até o aplicativo do Pum, sucesso total aqui em casa. O Pum é um personagem bem frequente na vida do Francisco, ele gosta demais dele – até já deu de presente o livro para amiguinhos (e foi ele mesmo quem escolheu). Gosta dos livros de verdade.

pum1

Esses dias eu não resisti – em uma visita à Fnac aqui em Curitiba dei de cara com mais um livro do Pum: o Deixei o Pum Escapar. Tive que comprar para o Francisco – e foi uma felicidade só. Na hora que pegou o livro nas mãos já se ligou que era seu personagem preferido: “o Pum mãe, um livro diferente do Pum!”. A gente leu naquela noite mesmo, e temos lido bastante desde então: nesse volume, o terceiro da saga do cachorrinho de nome divertido, seu dono faz um passeio com ele ao parque – e é lá que ele o deixa escapar. Aí é aquele desespero. Todo mundo correndo pra todo lado atrás do Pum, mas nada: o Pum desaparece mesmo.

pum2

“Depois de um certo tempo eu comecei a achar que minha infância tinha acabado! Nada mais de soltar o Pum na praça, nada de Pum debaixo do cobertor assistindo à TV ou de dormir sentindo o seu cheirinho do lado da minha cama. Agora eu teria que enfrentar a vida adulta sem o meu amigo do lado. Teria que encarar a vergonha de ter deixado o Pum escapar bem no meio do parque, na frente de centenas de pessoas, e nem ter percebido.”

 

pum3

Mas calma, espera: o final é bem feliz. O Pum volta, e não volta sozinho: volta com família. Volta com a Flor, sua namoradinha, e muitos filhotes. Aí é só alegria e cor, mais cor à historinha do Pum. Ele é laranjão –  a Flor azul, coisa mais fofa, e todos os filhotinhos azul e laranja.

O livro é divertidíssimo, e fácil de encontrar em qualquer livraria. Mas o preço varia bastante: no momento, o melhor é o da Fnac online: tá saindo por R$ 17,50.