Começa um desafio!

Nem bem o ano de 2019 terminava e eu tava inventando uma moda lá no instagram. Pegando carona nos muitos desafios literários adultos lançados por aí, lancei o DESAFIO DA CIGARRA 2020, um desafio de livros infantis e ilustrados. <3

Confesso que não sei bem como funciona um desafio; nunca fiz nem mesmo participei de nenhum, mas me empolguei pensando que essa poderia ser uma troca bem rica entre nós, mediadores, mediadoras, leitores e leitoras também da literatura infantil e ilustrada,  uma forma de aumentar nosso repertório, discutir qualidade e descobrir o que de mais legal vem sendo publicado por aí.

É um desafio pessoal (acho que todo desafio acaba sendo assim, né?), por isso o nome, “da Cigarra”.  Pra ele, inventei 12 temas diferentes pra gente passear – alguns são temas mais sérios, importantes, urgentes, outros mais descontraídos.

O desafio tá rolando oficialmente no instagram. Lá a hashtag #DESAFIODACIGARRA2020 já tem muita coisa compartilhada e é através dela que podemos passear pelos livros  escolhidos e compartilhados por todos. As minhas escolhas vou compartilhar em vídeos no IGtv, mas também aqui no blog e no youtube. Primeiro, porque tem muita gente que me acompanha por lá, mas não me acompanha no instagram. E segundo, para que essas conversas e essas indicações literárias não se percam, para que possam ser facilmente encontradas.

Cada um dos temas vai ter uma página especial aqui no blog, com uma lista de livros que vai ficar pra sempre aqui. Ou seja, vai ser um banco de dados de sugestões literárias. 🙂

Segue a lista!

1. UM LIVRO SOBRE AUTORITARISMO

2. UM LIVRO COM PROTAGONISTAS NEGROS E NEGRAS

3. UM LIVRO DA SUA INFÂNCIA

4. UM LIVRO DE URSO

5. UMA RELEITURA DE CHAPEUZINHO VERMELHO

6. UM LIVRO INFANTIL POR UM AUTOR (OU AUTORA) DE GENTE GRANDE

7. UM LIVRO COM ILUSTRAÇÕES EM PRETO E BRANCO

8. UM LIVRO COM FINAL INESPERADO

9. UM LIVRO SOBRE ALGUÉM QUE EXISTIU

10. UM LIVRO DE GIANNI RODARI

11. UM LIVRO ESCRITO, ILUSTRADO E PUBLICADO POR MULHERES

12. UM LIVRO QUE VOCÊ CONHECEU (E AMOU) EM 2020

Bora lá? <3