9 jun 2014

Discurso do Urso

Escrito por
Livros

Eu fico boba de feliz quando descubro obras infantis de autores que eu amo, autores de gente grande mesmo – esses dias tive a felicidade de encontrar um livro de ninguém menos que Júlio Cortázar para o Francisco. O livro é na verdade um conto do livro Histórias de Cronópios e de Famas, ilustrado lindamente pelo italiano Emilio Urberuaga. Chama-se “Discurso do Urso”, e conta a história de um urso que vive nos canos dos prédios, passeando pelas tubulações.

IMG_8963

A história é sensacional: o urso vive pelos tubos de água quente, de calefação, do ar-condicionado. Seus pelos mantém a tubulação limpa, e o maior prazer dele é passear pelos canos e observar o cotidiano dos humanos que vivem nos prédios. Um grunhido dele e a a cozinheira Guilhermina reclama que o gás está vazando; um deslize até o porão e os casais se agitam nas camas, se queixando da tubulação. É nas noites de verão que o urso fica mais feliz – ele mergulha na caixa d’água repleta de estrelas, lava o rosto e depois, alegre, desliza novamente pelos canos até alguma bica que alguém tenha esquecido aberta.

IMG_8967

E é aí minha parte preferida:

“Procuro alguma bica

que sempre esquecem aberta em algum andar;

por ali meto o nariz,

e espio a escuridão dos quartos onde vivem esses seres que não podem

andar pelos canos, e sinto quase pena

ao vê-los tão grandes e desajeitados,

ouço como roncam e

sonham em voz alta,

e como são tão sós.”

 

IMG_8971

Chorou? Porque olha, eu confesso que rolou uma lagriminha na primeira vez que li para o Francisco. E as ilustrações! São lindas. Emilio Urberuaga, o ilustrador, é espanhol, e carrega diversos prêmios de ilustração. Tem diversos livros publicados, alguns apenas como ilustrador, outros também como autor. A edição brasileira é traduzida por Leo Cunha e editada pela Record, pelo selo Galerinha. É fácil encontrar por aí, em diversas livrarias, e sai na faixa de 30 reais.  Mas deixa eu contar, em lojas como Casas Bahia ou Ponto Frio sai por 21 reais. Vale muito!


3 Comentários

  1. gilmara disse:

    que livro lindo!! amo o Cortázar! quero esse urso pra mim! lindo blog!
    parabéns!!

  2. maria eduarda disse:

    o livro é lindo bonito eu amei a ilustraçôes