Especial Dia das Bruxas: 5 Livros Assustadores (mas nem tanto)

Dia 31 tá aí, dia das Bruxas! A gente não tem muito o costume de celebrar o dia no Brasil – mas ainda assim, dá pra aproveitar o clima da época pra ler divertidos livrinhos de terror. Eu sempre curti histórias que envolviam bruxas (as da Eva Furnari, a Bruxa Onilda), fantasmas e afins – e acho legal que o Francisco também gosta demais. É só ter algum mistério, um vampiro na história, um monstro escondido e pronto, ele fica curioso. Escolhi 5 dos nossos livros preferidos – são livros bacanas pra crianças na faixa dos 5, 6, 7 anos de idade. Não muito assustadores, pra não apavorar ninguém, e muito divertidos!

1.A CASA ASSOMBRADA

Esse livro é especialmente legal para os pequeninos – é o livro menos assustador da lista, o mais feliz. Conta a história de uma garotinha que se muda para uma casa assombrada. No primeiro dia dentro dela ela descobre que muitos fantasmas habitam a casa; mas a menina é uma bruxinha, e fica feliz da vida com a novidade. Então ela caça um por um, com ajuda do seu amigo gato, coloca todos na máquina de lavar e adivinha? Transforma os fantasmas em utilidade: um vira toalha de mesa, outro cortina de banho, outro ainda vira lençol. Historinha simples, com um final bem feliz e uma lição divertida. As ilustrações também são bacanas: muito preto e laranja com colagens em papel branco. Da japonesa Kazuno Kohara, publicado pela Cosac-Naify.

a-casa-assombrada-01

a-casa-assombrada-02

2. BEM-VINDO A MONSTRÓPOLIS

Esse a gente descobriu lá na Biblioteca Pública do Paraná – eu disse que o Francisco não resiste a monstros, foi ver e quis logo emprestar o livro! A historinha é assim: na cidade de Monstrópolis, quando anoitece, todos os seres começam a trabalhar. O divertido é acompanhar as profissões das criaturas – os morcegos-vampiros, claro, trabalham no banco de sangue. As aranhas gigantes limpam os vidros, o lobisomem, dono de um belo topete, corta os cabelos, a lula gigante serve lanches na madrugada. Os seres são super coloridos, e as ilustrações cheias de detalhes divertidos – o autor, Ryan Heshka, é um aficcionado por monstros, e dá pra perceber suas influências. Livro cheio de cor, com estilo meio retrô e criaturas simpáticas, é outro que diverte os mais pequenos. Publicado pela Manole.

bem-vindo-a-monstropolis-01

bem-vindo-a-monstropolis-02

3. DRÁCULA

Um garoto recebe um convite para uma festa em um castelo – quando chega lá, várias surpresas. Seres estranhos cozinham pratos esquisitos (creme de cobra, fígado de rato), múmias embrulham os presentes – é aniversário do Conde Drácula e a festa está sendo montada! A historinha é engraçada e cheia de rima  – e o mais divertido é que conforme vamos passeando pela festa, vamos abrindo abas que escondem as criaturas todas. Cada página, um ser novo, um cantinho da festa – até o final, onde se abre o caixão e TCHARAM, lá está o aniversariante, que se abre verde e grandão na última página! Outro livro bacana para ler com crianças pequenas, com muita cor e interações divertidas. Publicado pela Companhia das Letrinhas.

dracula-01

dracula-02

4. CASTELO MAL-ASSOMBRADO

Quando o Francisco fez 4 anos de idade, quis uma festa de Halloween. Então fiz uma festa cheia de bruxas, vampiros e afins, tudo bem que bem fora de época – o aniversário dele é no final de junho. Mas todo mundo adorou – e foi até gente fantasiada! Achei legal que ele ganhou muitos presentes sobre o tema – inclusive alguns livros de terror. Esse foi um deles, e o Francisco tem loucura por ele: mas já aviso, o livro dá belos sustos! A história em si é aquela conhecida dos livros de terror – conta sobre um grupo de amigos que vão parar em um castelo apavorante em pleno dia das bruxas. O diferencial do livro mesmo está nos muitos pop-ups, sustos e barulhos assustadores a cada página virada. Esse bota um medinho, vai – mas é divertido demais! Publicado pela Libris, está esgotado no site da editora – mas dá para encontrar fácil na Estante Virtual e outras lojas online.

castelo-mal-assombrado-01

castelo-mal-assombrado-02

5. MANUAL PRÁTICO DE BRUXARIA EM 11 LIÇÕES

Rá, esse é muito meu, mas vai, eu empresto pro Francisco – é que ele descobriu na minha estante, aí o jeito é dividir, né? Quando eu era adolescente, eu jurava que era Wicca – tive uma fase de querer saber tudo sobre bruxaria, feitiços e afins, juro. Era divertido, mas durou pouco – o que ficou foi o gosto pelas bruxas e suas histórias. Esse livro também ficou dessa época – é muito engraçado e divertido, cheeeio de detalhes, segredos e cantinhos para descobrir e rir muito. Como diz o título, é um manual: 11 lições para se tornar uma bruxa, com muito, muito humor. Várias piadas, receitas, feitiços e dicas para cuidar de um jardim apavorante, escolher uma casa ideal, se enfeiar e assustar geral. O livro é grandão, e rende boas leituras – leitura divertida para crianças pequenas e maiores também, viu? Da editora Ática.

manual-pratico-de-bruxaria-01

manual-pratico-de-bruxaria-02

***

Vamos conversar?