Especial: Livros Infantis Sobre A Chegada de Um Irmão

Quem me acompanha lá pelo instagram sabe que logo logo o Francisco vai ganhar um irmãozinho: o Vinícius deve chegar por aqui no final do mês de julho, comecinho de agosto, e as coisas já estão mudando. Francisco vai completar 6 anos também em breve, e todo esse tempo viveu como filho único – atenção exclusiva de mãe, vó, tios, gatos e companhia. Apesar de estar curtindo demais a espera pelo irmão, é lógico que alguma insegurança, ciúmes e muitas dúvidas fazem parte do processo. Por isso estamos conversamos bastante sobre isso – e nada como alguns livros divertidos que tornam o assunto mais fácil, lúdico e divertido! 🙂

1. QUERO NASCER DE NOVO

Da listinha de livros sobre a chegada de um irmão, esse é o que mais diverte o Francisco – a história é divertida, as ilustrações super coloridas e a linguagem muito próxima das crianças. Aqui, Sofia percebe que a barriga da sua mãe não para de crescer – tudo bem que ela já explicou mil vezes que ali está crescendo um irmãozinho, mas Sofia segue intrigada. Então ela faz mil perguntas: mas pera, como o bebê está se alimentando ali dentro? O que ele faz esse tempo todo? E esses peitos da mãe, por que crescem tanto junto com a barriga? As respostas, assim como as perguntas, são muito “na real”, sem firulas – e isso é o mais legal! A mãe explica, paciente. Mas Sofia decide que quer tudo aquilo, igual ao irmão: quer é nascer de volta! Pra dar boas risadas e de quebra conversar sobre o assunto sem medo. Escrito por Ilan Brenman e publicado pela Saber e Ler, por alguma razão não é um livro fácil de achar – o nosso encontrei na Livraria Cultura.

quero-nascer-de-novo

2. EU SÓ SÓ EU

Sabe aqueles livros que parecem que foram escritos pra você, pra determinada situação da sua vida? Pois então. Esse é o nosso. Um garotinho conta que a vida ia muito bem, obrigada, assim: eu só, só eu. O quarto era só dele, o balanço, o triciclo, o quintal, o abraço do pai e o colo da mãe. Até um dia que…chega um irmão. E as coisas mudam: ele agora tem um irmão, só dele. E isso só faz dele mais feliz! Delícia de leitura, cheia de ritmo e música. As ilustrações são lindas, de Yara Kono, e edição um capricho só! Da Editora Peirópolis.

eu-so-so-eu

3. TUDO MUDA

Já falei sobre esse livro por aqui há pouco tempo. Quando chegou aqui em casa, não sabia do que se tratava – e foi uma surpresa daquelas de arrepiar. A verdade é que todos os livros de Anthony Browne são assim, surpreendentes, intrigantes. A forma como ele aborda os assuntos mais delicados é impressionante, suas ilustrações super realistas (e ao mesmo tempo absolutamente surreais!) são uma verdadeira viagem – aqui, a gente acompanha a tensão do menino Gregório, que nota que as coisas estão mudando na sua casa. Cabe a nós observar cada mudança e perder-se nas ilustrações, não uma, mas infinitas vezes – porque cada leitura garante uma supresa. No final, é sua irmãzinha quem chega, e ufa! A tensão vira pura felicidade. Publicado no Brasil pela Pequena Zahar.

tudo-muda

4. Um Bebê Vem Aí

Esse é outro livro que o Francisco adorou – ele tem uma abordagem muito engraçada, divertida, mas ao mesmo tempo bastante sensível. Começa com a notícia da chegada do bebê, mãe e filho mais velho conversando à beira da cama. Então surgem as perguntas: quando? Como? Qual o nome dele? O desenrolar da história é em torno da imaginação do irmão: ele gosta de pensar o que o bebê há de ser quando crescer. Há muitas partes sem texto, mas com muita ação nas ilustrações, como um quadrinho – o Francisco adora essas páginas, sempre as possíveis profissões do bebê e muita bagunça. No decorrer da brincadeira, vamos notando a barriga da mãe crescendo, o cansaço surgindo – e o irmão indo junto com o avô finalmente conhecer seu irmãozinho. Um livro fofo, delicioso, numa edição bonita demais. Da Paz e Terra.

um-bebe-vem-ai

5. EU VOU GANHAR UM IRMÃOZINHO

Outro livro bonitinho que trata com delicadeza sobre a chegada de um irmão: Aline sabe que logo vai chegar um, só não entende bem por onde. Ela fica intrigada, as ruas são perigosas demais pra um bebê andar assim, e se pergunta: quem vai abrir a porta pra ele? Como ele vai entrar? O vovô diz que é a cegonha quem vai trazer, a avó vem com a história do repolho – mas nada de respostas concretas! Enquanto isso, ela só vai notando aquele barrigão da mãe que não para de crescer. Sorte que alguém da escola diz que é dali que vai sair do bebê (porque a mãe não disse antes eu não sei, viu?) – e então Aline vem correndo, AHÁ, então era isso! Tudo finalmente esclarecido, Aline vai dormir tranquila, ansiosa pela chegada do irmão. Um livro bem legal de curtir com o mais pequenininhos! Publicado pela Fundamento.

vou-ganhar-um-irmaozinho

***