A Fantástica Viagem SiderEspacial

Volta e meia eu procuro abastecer o iPad com aplicativos e livros digitais bacanas, especialmente antes de viagens – porque não adianta, mas não há coisa mais prática no mundo. Um tablet repleto de coisas divertidas é garantia de entretenimento pra criançada por um bom tempo, coisa que todo mundo uma hora deseja dentro de um avião, carro, restaurante ou em casa mesmo, oras. O difícil é escolher bons livros e aplicativos em meio a tanta coisa ofertada por aí – e muita coisa ruim, diga-se de passagem. É tanto aplicativo-cilada, daqueles que só seguem em frente se você comprar e comprar, que ninguém aguenta.

IMG_9352

Dos últimos aplicativos com jeito de livro digital que baixei, esse foi um dos que Francisco mais curtiu. Ele está numa fase planetas, estrelas e afins, e a viagem com a Dandara, menininha curiosa da história, faz ele viajar de verdade. A história é simples, mas divertida e cheia de curiosidades: Dandara e seu amigo dragão mágico fazem uma longa viagem para o espaço descobrindo os mistérios lá de cima.

IMG_9354

O dragão, amigo paciente e de voz grossa, responde todas suas perguntas e explica, cheio de didática, o porquê dos planetas serem redondos, como funciona a força da gravidade, o tempo que cada planeta demora para percorrer seu caminho em torno do sol. Foi com a Dandara e o dragão que eu e o Francisco descobrimos, por exemplo, que em Mercúrio, um ano dura 88 dias. Já em Netuno um ano são 165 anos dos nossos. Legal, né?

IMG_9356

A viagem termina depois de muitas perguntas respondidas e planetas visitados – e Dandara volta dormir tranquila, sonhando com as luas de saturno. Justamente por não permitir muita interação (a não ser alguns planetas que giram ao serem tocados, estrelas que mudam), é mais livro mesmo – então dá pra ler à noite, na cama, sem medo de agitar demais a criançada. Foi nossa leitura das últimas duas noites. A história é da professora de geografia Maíra Suertegaray, ilustrada por André Aguiar. A editora é a Módulo, e dá para baixar para Android e Apple – no itunes saiu por 2 dólares.

Vamos conversar?