Fonchito e a lua

Fico feliz da vida quando descubro que grandes escritores têm livros infantis publicados: Julio Cortázar, Guimarães Rosa, até mesmo James Joyce (entre muitos outros). Esse do Mario Vargas Llosa descobri por acaso, em uma visita à Fnac.

IMG_5838

Mario Vargas Llosa é um dos grandes nomes da literatura latino-americana. Nascido no Peru, recebeu em  2010 o prêmio Nobel de literatura – tem diversas obras publicadas, mas entre as mais conhecidas estão A Casa Verde e Travessuras da Menina Má. Particularmente, gosto demais do livro Pantaleão e as Visitadoras – não sei se é dos mais famosos, mas é o meu preferido.

Esse aqui, Fonchito e a Lua, é o primeiro livro infantil do autor. Segundo o próprio Llosa (para o site da Editora Objetiva), ele até então não havia escrito um livro para crianças por não ter encontrado uma história em que realmente acreditasse:

“É muito mais difícil escrever para crianças do que para adultos. E eu acredito numa necessidade urgente de projetos que fomentem a literatura para os pequenos, uma vez que, possivelmente, é essa a única saída para evitar o empobrecimento das próximas gerações”. 

IMG_5860

A história é assim: Fonchito sonha em dar um beijinho no rosto de Nereida, a menina mais bonita da turma. Mas ela só permite o tal beijinho se um dia ele trouxer a lua para ela. Assim, Fonchito começa a observar a lua no céu nublado de Lima até ter uma ideia: levar a lua até Nereida refletida em uma bacia com água.

“Fonchito se perguntava se o coração de Nereida estaria batendo tão forte no peito dela quanto o seu batia no próprio peito. Soube que sim quando Nereida, ainda sem olhar para ele, deu-lhe o rosto para beijar.”

 

As ilustrações, tão lindas quanto a história, são da espanhola Marta Chicote Juiz.

IMG_5855

Comprei a nossa edição na Fnac por 36 reais. Mas olha a dica: no site do supermercado Extra o livro está em promoção por 23 reais.

***

Fonchito e a Lua

Texto: Mario Vargas Llosa

Ilustrações: Marta Chicote Juiz

Editora: Objetiva