Francisco Esquerdo

Mãe é tudo boba né – eu, por exemplo, não posso ver nada com o nome “Francisco” por aí que fico toda curiosa. Esses dias foi na página do facebook da Cabeçudos, aquela livraria infantil que eu fui visitar lá em Lisboa. Eles estavam divulgando o lançamento de um livro digital de nome curioso: Francisco Esquerdo. Eu comentei toda curiosa, lógico – já curti de cara o nome.

IMG_9403

Qual foi minha felicidade receber um email da própria autora, a Joy Hanford – ela viu meu comentário, entrou aqui no blog e me mandou um simpático convite para conhecer seu livro, recentemente lançado em português. A gente ficou feliz da vida, lógico – e essa tem sido uma das nossas leituras no tablet ultimamente. A história é a seguinte: Francisco é um rapazinho (um menininho muffin, segundo meu Francisco aqui) que tem certa dificuldade em equilibrar-se. Mas ele faz disso uma brincadeira: todos os dias, numa rotininha certa, transforma sua falta de equilíbrio em dança. E se diverte: cada dia é dia de uma dança diferente: às segundas é o mookwalk, às quintas tendu, às sextas frug – no final, um glossário de dança explica direitinho o que é cada uma. As ilustrações são em aquarela, lindas, cheias de charme.

IMG_9410

É livro digital, ou seja, não aplicativo. Aliás, isso é uma coisa que confunde muita gente (eu inclusa), acho que porque aqui no Brasil a gente não tem muito o hábito de usar leitores digitais como o kindle ou o digital reader. Os livros digitais podem ser lidos nesses aparelhos, em tablets e até mesmo no computador. Em tablets, são lidos através de um aplicativo – no caso, aqui, o iBooks. Não têm narração nem permitem muita interatividade. Mas ainda assim, dá pra brincar um bocado com o Francisco Esquerdo: ele dança, escorrega e gira quando giramos ou tocamos o ipad.

IMG_9419

Francisco Esquerdo existe na versão em português e a original, em inglês, chamada Billy Blankenstooth. A Joy Hanford, aliás, é americana, mas mora no norte de Portugal desde 2010. Divertido também é visitar o blog que ela mantém, o Conversations with Hank – lá ela coloca as aventuras da família vivendo em outro país, com ilustrações muito bonitinhas e diálogos divertidos. Também é lá que está o link para comprar o livro digital, que sai na faixa de 2 dólares. 🙂

Vamos conversar?