Histórias Para Brincar, de Gianni Rodari

Lá vai dica pra criançada de 7, 8, 9, 36, 50 anos…

Gianni Rodari é um dos grandes nomes da literatura infantil – italiano, o escritor levou em 1970 o Hans Christian Andersen por sua obra. Faleceu em 1980. “Histórias para Brincar” é um de seus livros mais amados – e uma das leituras mais divertidas que fiz junto com o Francisco nos últimos tempos!

São 20 histórias curtas, altamente criativas, cada uma com três finais possíveis. Fantasmas, mágicos, taxistas e cachorros, entre outras figuras, protagonizam essas histórias que fazem a gente rir de absurdos, mas também refletir. Há um bocadinho de filosofia em cada uma delas e em seus possíveis finais – e nas últimas páginas, um brinde: Rodari escolhe seu final preferido de cada uma, comentando cada escolha.

Um super convite à leitura compartilhada, gatilho pra diversas conversas, que chegou até nós através do clube A Taba para leitores experientes. Categoria que, vale dizer, vem me surpreendendo com um livro mais legal que outro e entusiasmando o Francisco! Ah, as ilustrações são poucas, mas são do chileno Andrés Sandoval – inconfundível seu traço, sintonia perfeita com o nonsense de Rodari.

***

Vamos conversar?