livro + aplicativo: Animalário Universal do Professor Revillod

Gosto demais desses livros diferentes, com jeitão de brincadeira e possibilidades mil – já falei de alguns por aqui, como o Todos Fazemos Tudo e o De Caras. Todos edições portuguesas – o primeiro da Planeta Tangerina e o segundo da Pato Lógico. O de hoje, Animalário Universal do Professor Revillod é também de uma editora portuguesa, da Orfeu Negro, mas é uma tradução. Originalmente em espanhol, é um livro um tanto quanto maluco e muito divertido:

animalario01

“fabuloso almanaque da fauna mundial”

São 16 animais diferentes, cada um deles formado por três lâminas – a cabeça, o corpo e o rabo, que misturadas e embaralhadas criam os bichos mais esquisitos e fantásticos. São 4.096 possibilidades no total, devidamente montados e descritos pelo fictício professor Revillod. As ilustrações, em preto-e-branco, são do artista espanhol Javier Sáez Castán, e os comentários, que descrevem as criaturas com pomposidade e bastante humor, são de Miguel Murugarren.

animalario2

três lâminas que formam juntas os animais – reais ou imaginários

animalario3

apresento-lhes o “eleliguru”

Tem tigre (“animal feroz de belíssima aparência dos bosques malaios”), porca (“mamífero produtivo de hábitos omníveros companheiro do homem”) e outros 14 reais – mas os divertidos mesmo são os que criamos. Aí em cima fiz um “eliguru” para vocês: “paquiderme formidável de forte carapaça do deserto de Sonora”- tão esquisito, coitado, que bota até medo. Nossa edição eu comprei há algum tempo na Livraria Navegadores, aqui em Curitiba, que se mudou recentemente para o Shoping Crystal. Dá para comprar online também, em outras livrarias – problema é que justamente por ser edição portuguesa, não é barato. Na Livraria Cultura, por exemplo, onde encontrei mais em conta, sai a 58 reais.

versão digital e em inglês do animalário

versão digital e em inglês do animalário

animalarioipad2

francisco e seu bicho estranho

a versão digital do livro também – a gente gosta tanto do de papel aqui que resolvi baixar o aplicativo, esperando alguma coisa muito diferente. Mas nada. Bem, o benefício é que sai por cerca de 5 dólares, muito mais em conta que o impresso, e é só baixar e pronto, tá ali no tablet. Além disso os bichos fazem barulho e podem ser coloridos – mas nada além disso. No final das contas, por aqui a versão de papel fez muito mais sucesso mesmo. Um livro divertido, educativo e que estimula bastante a imaginação – demais pra quem curte bicho e fantasia!

***

Animalário Universal do Professor Revillod

ilustrações: Javier Sáez Castén

comentários: Miguel Murrugaren

editora: Orfeu Negro (Portugal)

Vamos conversar?