Dois Idiotas Sentados Cada Qual No Seu Barril…., de Ruth Rocha

O mundo tá esquisito demais, socorro. Os problemas só crescem, as pessoas se dividem. Já reparou como tratam a situação atual do nosso país no facebook? É vergonhoso: um xinga dali, outro daqui. Quanta distração! Às vezes juro que paro para pensar em como a criançada percebe tudo isso: o barco afundando e os marinheiros brigando entre si. Apavorante, não?

Pois lá nos anos 80 a Ruth Rocha falava sobre isso: “Dois Idiotas Sentados Cada Qual No Seu Barril” é um livro muito engraçado que trata exatamente sobre o assunto. Dois homens, Teimosinho e Mandão, conversam, cada um sobre um barril cheio de pólvora. Cada um segura uma vela acesa. A briga entre os dois começa quando um pede para o outro apagar a tal vela…mas o outro não quer.

Daí pra frente, a coisa só piora: a discussão aumenta e os dois logo perdem a razão. É um simples espirro que põe fim em tudo – e toda aquela brigarada pra nada! Uma leitura divertidíssima que mostra com humor o perigo da intolerância e da falta de empatia. Essencial! ?

***