17 mar 2017

livro: À Noite, A Caminho de Casa

Escrito por
Destaques Divertidos Livros Novidades e Lançamentos

Quando eu era criança viajava muito para a praia com minha família, meu pai sempre dirigindo. Para ele era uma dificuldade enorme aguentar a monotonia da estrada sem cochilar, então ele tinha algumas técnicas: uma era passar a viagem toda beliscando amendoins e biscoitos de polvilho; outra era conversar, conversar muito. Então a gente aproveitava para observar os elementos da estrada e disparar: como surgiram essas pedras? as nuvens são feitas de quê? e os arco-íris, o que são, pai?

Professor universitário de física e excelente contador de histórias, era pura diversão para ele elaborar essas respostas. E ele caprichava! Era uma delícia viajar aprendendo tanto, e a viagem voava num instante. Agora quem responde a perguntas (e também mordisca amendoins e biscoitos) no banco do motorista sou eu – sem o conhecimento e a paciência do meu pai, tá certo, mas juro que tento!

O livro “À Noite, A Caminho de Casa” chegou por aqui enganando a gente: jurávamos que trazia uma história de mistério! Que nada: no longo trajeto de volta para casa, uma criança observa atenta tudo ao seu redor. E então surgem as perguntas, questionamentos diversos: será que os passarinhos sentem frio? por que as girafas dormem em pé? Nas ilustrações, cenas emolduradas pelas janelas do carro: a cidade, as luzes, a misteriosa atmosfera noturna. É como se viajássemos junto, carro em movimento! Diferente e super interessante, o livro é publicado pela Pequena Zahar.

***