13 jul 2017

O Lagarto, de José Saramago

Escrito por
Clássicos Livros

Era um dia como outro qualquer – não fosse por algo muito estranho que surgiu no meio do bairro do Chiado, lá em Lisboa. Um lagarto, do nada, enorme: “um sardão imponente, com uns olhos que pareciam de cristal negro, o corpo flexuoso coberto de escamas, o rabo longo e ágil, as patas rápidas.” O animal logo apavorou os transeuntes: pessoas desviavam o caminho, lojistas desciam as portas, uma velha gritava (apesar de ninguém saber de onde).

O lagarto, no entanto, mal se mexia. Então chegaram bombeiros, forças armadas, uma esquadrilha de aviões – e quando essa história finalmente chegava ao fim, “agulhetas de um lado, baionetas do outro, e o trovejar dos carros roncando na subida”…algo inesperado aconteceu.

Mas aí vocês já sabem, só mergulhando nesse conto de Saramago para descobrir. “O Lagarto” foi escrito em 1972 e esse ano foi publicado em forma de livro ilustrado, com xilogravuras do artista pernambucano J. Borges. Edição impecável da Companhia das Letras, ilustrações e texto de tirar o fôlego – obra de arte, precisa dizer mais nada!

***