A Raposa Amiga

Tá aí um bicho que tem má-fama: a raposa. Animal traiçoeiro, interesseiro, não faltam adjetivos ruins para o pobre-coitado do bicho. Menos para Arnoldo: Arnoldo é uma raposa do bem, uma raposa amiga.

IMG_3644

A verdade é que Arnoldo ama galinhas – mas não para comer! Ele gosta de observá-las ciscarem por aí, gosta de ver o nascimentos dos pintinhos – mas jamais, jamais os comeria. Diferente de toda sua família, aliás – para todos, roubar, caçar e comer galinhas é tradição. “Prefiro sanduíches de geléia”, diz Arnoldo. Um dia ele encontra um cartaz: há uma vaga para babá, adivinha só onde? No galinheiro!

É lógico que Arnoldo vai lá se candidatar, para susto geral da Sra. Galinácea e desgosto geral da família das raposas. Acaba sendo contratado, feliz da vida, cheio de disposição e ensinamentos aos amigos pintinhos – até o dia em que é ele quem tem que defender a família das galinhas de sua própria família. Tarefa nada fácil, claro, mas Arnoldo se sai bem!

A historinha parte de uma ideia interessante e divertida: apresentar uma raposa do bem à criançada, prestativa e carinhosa. Quanto à edição, na minha modesta opinião, há muito descuido na diagramação e na escolha das fontes – daquelas coisas que no início passam desapercebidas aos olhos, mas é só conhecer um pouco o tanto de livro bonito que tem por aí que pronto: aparecem gritantes! Publicado pela Fundamento.

***