Especialmente pro dia das crianças, e pensando nelas, segue uma lista ma-nei-ra: 10 livros incríveis que não ensinam nada, mas divertem muito. Ufa!

Cansei, canseeeei de receber mensagens pedindo dicas de livros para falar sobre alguma coisa, para tratar sobre outra – e sim, eu entendo e concordo que a literatura é ótima pra isso, mas a gente tá falando de quem tá pegando o gosto pela leitura, e nada mais chato que sempre ter que tirar alguma coisa dela.

Por isso essa seleção de livros que nada têm em comum entre si a não ser serem super divertidos e aprovados por mãe e filhos. <3

LIVRO CLAP

Um livro pra brincar, que se serve do formato dele e dos sons que o leitor é convidado a fazer durante a leitura – e sim, tem que ser leitura em voz alta, tem que ser com vontade! É um livro delícia de se curtir com os bem pequenininhos que logo aprendem a ler brincando também. Da Companhia das Letrinhas.

MEU PUM E A MELECA DO MEU IRMÃO

Nada pra divertir mais a criançada que pum e meleca, não adianta! O cachorro Pum já é bem conhecido entre muitas crianças brasileiras, mas se seus filhos ainda não conhecem, essa é uma boa chance de fazê-los dar muita risada. Tudo começou com um livro chamado QUEM SOLTOU O PUM? e desde então já são 4 livros com o protagonista; nesse último surge também um hamster chamado Meleca. A coleção toda é uma ideia bem divertida de presente, mas qualquer um do Pum rende boas risadas, viu? Também da Cia das Letrinhas.

NÃO FIZ MINHA LIÇÃO DE CASA PORQUE…

Nada mais é que uma coleção de desculpas esfarrapadas e altamente criativas pra quem não fez lição de casa – porque uns duendes sumiram com meu lápis, porque os vizinhos precisaram de ajuda para achar seus tatus de estimação…o garoto responde as coisas mais absurdas e as ilustrações escondem segredos e detalhes divertidíssimos. Um livro pequenininho, mas numa edição bem linda! Da editora Amarylis.

PRESOS 

Presos também traz a história de um menino criativo que faz a gente rir um bocado. Um dia a pipa dele fica presa em uma árvore e ele tem uma ideia: jogar um pé dos seu sapato para ela cair. O sapato fica preso, então ele decide jogar o outro pé, que adivinha? Também fica preso. Ele corre buscar uma escada…e TCHARÃN, joga a escada também. Assim segue, uma coisa depois da outra e de repente a árvore tem farol, navio, baleia, tudo preso nela e nada da pipa cair. O final é uma surpresa! Do Oliver Jeffers, queridinho entre crianças e adultos, autor do também incrível Aqui Estamos Nós, presente lindo pra quem recém-chegou no mundo!

MINHOCAS COMEM AMENDOINS 

É outro livro maluco e maravilhoso que as crianças AMAM – bom, as minhocas comiam os amendoins, os pássaros comiam as minhocas que comiam os amendoins, os gatos comiam os pásssaros que comiam as minhocas que comiam os amendoins, mas ninguém comia os gatos, e isso irritava muito as minhocas. Um dia uma minhoca decide comer um gato – e aí rola a maior confusão, como vocês podem imaginar. Super original, coloridão, uma delícia de bagunça! Da Pequena Zahar.

QUEM QUER ESSE RINOCERONTE? 

É um livro do Shel Silverstein, o mesmo autor do A Parte que Falta – esse você certamente já ouviu falar. Silverstein era um gênio, e tem diversos livros infantis incríveis publicados. Esse é um anúncio de um rinoceronte à venda: ele vai tentando convencer o leitor de porque um rinoceronte seria uma boa compra….enfim, um clássico, publicado pela primeira vez nos anos 80, divertidíssimo! Minha edição é a antiga, da Cosac-Naify, mas a nova saiu ainda mais bonita, ouso dizer, pela Cia das Letrinhas. 😉

O LIVRO DO CONTRA

Um livro imagem para nossa lista: o Livro do Contra é a cara de muita criança do contra que existe por aí, inclusive os meus filhos, e a gente a-do-ra esse livro aqui em casa. Ele não tem texto, mas nem por isso a gente não lê as imagens – o barato é observar tudo atentamente pra ver que nesse mundo, criado pelo artista ATAK, está tudo ao contrário. Os insetos são gigantes, os elefantes pequenininhos, os morcegos dormem de pé…e muitas outras maluquices acontecem!

O LIVRO SEM FIGURAS

Esse é um livro bem conhecido por muita gente, mas é um livro que faz muito, mas muito sucesso com as crianças, é impressionante. O barato é o adulto ler em voz alta pra ela e ser obrigado a falar tudo que está escrito nele – um monte de besteira, palavra inventada, e se você se entrega à leitura, meu, é garantido, as crianças morrem de rir! os pequenininhos e os maiores também, viu?

A PIOR SENHORA DO MUNDO

Outro livro que a criançada AMA mas que volta e meia vem um adulto reclamar que essa senhora é terrível, que ela faz absurdos e ai-que-horror-ler-isso-com-as-crianças e bem, ela não é a PIOR senhora do mundo à toa, o título sempre quer dizer alguma coisa, né? Essa é a história de uma mulher terrível que machuca e cutuca todo mundo e um dia a cidade decide se rebelar contra ela – digo e repito: coisa mais importante é a gente poder viver os nossos medos e também nossas maldades através dos livros, sabiam? Quem vive na ficção dificilmente vai querer viver na vida real, não precisa – e vamos combinar, não é porque a gente lê que a senhora apaga um charuto no umbigo dos taxistas que vai sair fazendo o mesmo, certo? Não funciona assim, não mesmo. Enfim, as crianças PIRAM, os adultos caretas temem e eu indico, rá!

MONSTROS DOENTES

Um dos preferidos aqui em casa, preferidos da mãe e dos filhos! Esse livro traz uma coleção de monstros adoecidos, coitados: o vampiro tá com dor de dente, o diabo tá com diarreia e olha, não tá fácil. Para cada doença há os sintomas, o tratamento e alguma observação – o texto tem humor mas é muito lindo, muito poético, impressionantemente bonito. E as ilustrações da Emanuelle Houdart não têm igual: diferentes, originais, criativas e horripilantes, AMO!

***

Cabô! escolham seus livros preferidos, vocês que conhecem a criança a ser presenteada e arrasem – esqueçam faixa etária, busquem por afinidades. Livros bons crescem com as crianças, divertem todas as idades. Boas leituras!