Madeline, de Ludwig Bemelmans

No domingo fizemos umaa revolução na biblioteca do Francisco – era dia 8 de março, dia internacional da mulher, e eu propus uma brincadeira: separar, entre todos os seus livros, aqueles com protagonistas mulheres. Selecionamos vários livros bacanas – inclusive alguns que ainda não tínhamos dado a devida atenção. Um deles foi esse aqui, escondido no alto da estante – Madeline, do escritor Ludwig Bemelmans.

madeline

Madeline é um grande clássico da literatura infantil universal – conta a história de uma pequena menina órfã que habita Paris. Valente e muito divertida, não devia ter ficado fora da minha lista de protagonistas garotas fortes. É a personagem de maior sucesso de Bemelmans – foram 7 os livros que ele escreveu e ilustrou dando continuidade à história da pequena. O primeiro foi escrito em 1939, e é esse que temos aqui, em inglês – nele, conhecemos o orfanato no qual vive Madeline e outras 11 meninas, todas cuidadas por Miss Clavel.

As 12 meninas vivem juntas, em duas filas: juntas comem, escovam os dentes, dormem, passeiam pela cidade de Paris. Madeline é a menor de todas, mas também a mais corajosa. Um dia tem que passar por uma cirurgia de apêndice – fica afastada do orfanato algum tempo, recebe visitas, morre de saudade. Mas fica tudo bem, ufa – o texto é fácil, gostoso de ler, repleto de rimas. São as ilustrações que mais encantam – em algumas páginas, só dá amarelo; em outras, muita, mas muita cor. A gente vai se surpreendendo página a página, reparando nos detalhes mais delicados – no final da nossa edição, aliás, há uma lista de lugares de Paris para se procurar nas ilustrações. A torre Eiffel está lá, a Opera, o Hotel des Invalides – é só olhar com atenção.

madeline02

madeline03

madeline05

madeline06

O livro infelizmente não tem tradução no Brasil – a edição americana, de capa dura, é da Penguin Books. Uma dica que eu volta e meia dou por qui é comprar através do Book Depository – a livraria entrega no mundo todo sem cobrar taxa de envio. Só precisa ter paciência: às vezes os livros demoram meses para chegar!

***

Madeline

Texto e Ilustração: Ludwig Bemelmans

Editora: Viking Children Books – Peguin Books, 2012

***

Esses livros bonitões e inspiradores que eu vou descobrindo por aí também vão aparecer lá na sessão Inspire-se, do Muralzinho de Ideias. 🙂

Vamos conversar?