música: b-fachada “é pra meninos”

Já falei diversas vezes por aqui o quanto eu amo – e o Francisco também – literatura infantil portuguesa. Agora o que eu não conhecia era música infantil portuguesa – e adivinha? Conheci esse disco, mostrei para o Francisco e pronto, estamos os dois ouvindo sem parar. É a nova trilha sonora dos trajetos de carro (tem que ter música no trajeto casa-escola-vida-afora, que ninguém aguenta), aquele que a gente não tira por nada.

a0572161112_10

Na verdade, não é bem um disco infantil – é, quer dizer, porque é um disco com temática infantil, com jeitinho de criança. O disco chama-se “É Pra Meninos”, e é para crianças e também adultos. B-Fachada é o nome do cantor – na verdade, Bernado Fachada. Cara sensacional, já vos digo. Conheci esse e outro disco dele, que se chama apenas B Fachada, e logo me encantei. Agora o que me encantou mesmo foi esse aqui. Escolhi com muito custo duas músicas do disco pra dividir com vocês.

A primeira é também a primeira do disco, uma das nossas preferidas. Chama-se Tó-Zé, e é basicamente uma ode à desobediência. Se liga:

Tó-Zé tu tem cuidado
Não sejas pau mandado
Antes louco e mal criado
Que pensar só de emprestado
Toda a vida te vão dar
O mundo já bem mastigado
Tu começa a praticar 
Pra não ficares moralizado

 

Pois é, já cheguei causando com essa. Pra quem está habituado às músicas politicamente corretas do mundo infantil não é fácil gostar de B-Fachada. Mas é só ouvir com outros ouvidos para entender o quão divertidas são as letras desaforentas dele. Nossa próxima chama-se Conselhos de Avô – e entre os conselhos estão ‘largar a sopa e ir brincar no jardim’:

Larga a sopa, meu amor, vai p’ro o jardim,
Brincar na relva antes que a relva chegue ao fim
Quando voltares, vais ver, salvei a sopa de cozer,
Mas dou-te meia saladinha, não te quero ver sofrer

Vais crescer,
E é sopa que vais querer a toda a hora.
É uma vida a triturar, vê lá, não queiras começar já já

 

https://www.youtube.com/watch?v=2pBSdDaGa1A

Todas as músicas são assim – incentivos à brincadeira, indagações sobre a moral, o papai noel, o futuro, como se uma criança as cantasse. E o sotaque português? Outra delícia à parte.

Não tenho o disco físico nem os mp3 – até tentei achar online, parece que o próprio B Fachada disponibilizou o download gratuito. Mas não achei, todos os links estavam quebrados. Então escutamos o nosso através do Rdio (que custa bem-investidos 15 dólares mensais, recomendo muito), onde dá pra ouvir offline também – aliás, tem todos do B Fachada lá, felicidade geral. Também dá pra ouvir o disco todo do youtube, pra quem preferir, aqui. Vai, corre lá ouvir Questões de Moral e Dia de Natal – duas outras que eu queria ter compartilhado aqui. Coisa linda!