O Diário de Blumka – Um Livro Para Pais, Educadores e Crianças

Pedagogia do Respeito

Sempre fui a tia dos livros – aniversário de colega da escola, filhos de amigos ou sobrinhos, lá estou eu chegando com livro de presente pra criançada. Mas recentemente, descobrindo nesses livros ilustrados tanta beleza e significado, comecei a presentear os grandes também com eles. Escolhi “Diário de Blumka” para recentemente presentear uma psicanalista que trabalha com crianças, mulher que respeito muito e cujo trabalho admiro – e que eu sabia que teria um olhar ainda mais especial diante de um livro desses.

É que esse livro traz uma história comovente, mas profundamente inspiradora. Doutor Korckzak existiu de fato – era médico pediatra, escritor, pedagogo e cuidador de mais de 200 crianças órfãs. Tudo isso antes e durante a segunda guerra mundial, na cidade de Varsóvia. Korckzak criou a ‘pedagogia do respeito’: rejeitava a violência, incentivava o constante diálogo, valorizava a autonomia e independência de cada indivíduo. Era tão envolvido e apaixonado por suas crianças que em 1942, quando foram conduzidas ao campo de extermínio nazista, se recusou a deixá-las – morreu junto com elas e outros educadores.

Mas seus ensinamentos ficaram: foi baseada neles a elaboração da Declaração dos Direitos da Criança, em 1959, além de importantes correntes da pedagogia. Nessa obra ilustrada (e lindíssima!), temos a chance de conhecer de perto algumas das crianças que Korczak acompanhou – abraçar suas individualidades, reconhecer seus medos, conhecer suas histórias.

No formato de diário, a conversa do livro com o leitor é absolutamente íntima, repleta de amor e desabafos. Um registro essencial para pais, educadores e também crianças, publicação premiada da Editora Pulo do Gato. Ah, sim: o presente foi muito bem acolhido, obrigada. Recebi hoje mesmo uma mensagem cheia de gratidão, com um recado: “estou indicando para todos e todas”! Pois eu não tinha dúvidas! <3

***