Tô com dificuldade em acreditar que há vida após o desfralde. Explico: Francisco está perto de completar 3 anos de idade e ainda usa fralda, minha gente. Não tem jeito. Estamos no processo de mais uma tentativa de migração para o penico – mas tá tudo bem, calma, o pediatra do rapaz me garantiu que está tudo normal e quanto mais ficar ansiosa com isso, mas vou atrasar tudo. Então vamos com calma, tudo bem.

o-que-tem-dentro-da-sua-fralda-01

Vamos conversando sobre isso, sugerindo uma visita ao banheiro vez ou outra, procurando incentivo de todos os lados – até dos livros. Esse aqui foi um dos mais bacanas que vi,  indicado pela Michelle, e vem sendo nosso companheiro. Ele conta a historinha de um ratinho muito curioso que anda por aí querendo ver o que tem dentro das fraldas dos seus amigos.

o-que-tem-dentro-da-sua-fralda-02

Ele então vê a fralda do porquinho, do cavalinho, do cachorrinho, todas cheias de cocozinhos (me desculpem os diminutivos, mas foi o jeito), até que todos pedem pra ver a fralda dele (nada mais justo). Surpresa: ela está limpinha, limpinha. O ratinho então explica que faz cocô no penico, simples assim.

Termina com todos os bichinhos sentados cada um em seu penico – olha que coisa estranhamente fofa!

A história é bem simples, mas as ilustrações são bem bonitinhas e o livro é com abas: a criança abre de fato a fraldinha de cada bicho, é divertido. É engraçadinho e trata do desfralde com bastante naturalidade, o que facilita as coisas. A partir de um ano, por aí, já acho legal ler com a criança – já é um jeito de prepará-lo para o eventual desfralde.

O livro é escrito e ilustrado por Guido Van Genechten, belga, autor e ilustrador de diversos livros infantis.

O nosso foi a vovó do Francisco quem comprou, na feirinha literária da escola. O preço varia de 23 a 39 reais na internet, vale pesquisar.

***

Livro: O que tem dentro da sua fralda?

Texto e ilustração: Guido Van Genechten

Editora: Brinque-Book