Livros Infantis: Onde Comprar Online?

Ok, a pergunta parece óbvia, a resposta mais ainda. Mas não é bem assim para grande parte das pessoas – no decorrer desses anos de blog, é essa a pergunta que de longe mais recebo:

“onde compro?”

Pois bem, a resposta seria “em livrarias”, claro, mas ultimamente não tem sido fácil encontrar livros infantis de qualidade em boa parte delas – especialmente nas grandes redes ou feiras de livros. Tenho a impressão que a literatura vem desaparecendo das vitrines para dar lugar a livretos com sons, texturas, personagens da moda e outras formas de apelo. Uma tristeza sem tamanho: as boas histórias seguem escondidas nas estantes, quando existem.

Enquanto isso, o comércio online só cresce – são diversas opções de lojas, com preços geralmente mais acessíveis e o conforto de receber os livros em casa. Eu mesma costumo comprar boa parte dos livros pela internet – se não em grandes lojas como a Amazon, diretamente com as editoras ou até em sebos virtuais. 🙂

11952722_10153296426282946_2739260880924780628_o

[sim, caixas da amazon – quem resiste?]

Segue uma lista de boas dicas:

AMAZON 

Empresa originalmente americana, é uma das maiores de comércio eletrônico do mundo. Seu principal diferencial é o preço: já encontrei na Amazon obras 70% mais baratas do que em outras livrarias (também online). Não é fácil achar livros de todas as editoras, mas se estiver disponível por lá, é quase certo de que estará mais em conta que em qualquer outro lugar – há inclusive muito debate sobre a concorrência injusta da grande rede.

É de onde mais compro livros, e não só infantis – é difícil resistir aos preços acessíveis, prazos de entrega muito rápidos, fretes justos (ao menos para onde moro, Curitiba) e confiabilidade. A Taba tem uma loja dentro da Amazon, e através dela é fácil navegar por sugestões de temas ou tipos de leitor – ah, e quem é assinante do clube ganha desconto! Pagamento apenas com cartão de crédito.

-> www.amazon.com.br

SUBMARINO

Se não encontro um livro na Amazon (e isso acontece bastante, viu?), outro lugar que costumo buscar em seguida é a Submarino. Tá certo que compro de tudo por lá, desde pilhas até aparelhos eletrônicos (e já me dei mal algumas vezes, vale dizer), mas há alguma variedade de livros infantis e os preços costumam ser bons. Assim como a Amazon nacional, tem muito livro de qualidade altamente duvidável à venda, mas se você tiver já o o nome do livro (ou autor, ilustrador), vale sempre verificar o preço por lá. Oferece outras formas de pagamento além do cartão de crédito, como boleto ou débito.

-> www.submarino.com.br

ESTANTE VIRTUAL 

O melhor site brasileiro para comprar livros usados – reúne juntos mais de mil sebos espalhados pelo país e é muito fácil de comprar por lá. Já encontrei livros incríveis por preços inacreditáveis como 5, 10 reais – e em condições impecáveis! Vale sempre pesquisar os livros por lá também – e verificar a qualidade da edição, a qualificação do sebo vendedor, prazo de entrega e frete, porque variam muito. Nunca cheguei a ter problemas com nenhum sebo, só alguma demora na entrega, mas nada muito relevante. Para comprar sem pressa, economizar e ainda incentivar quem vive de livro!

-> www.estantevirtual.com.br

LIVRARIAS ONLINE EM GERAL

Boa parte das grandes livrarias nacionais vendem também online, com diferencial no preço e principalmente no acervo, sempre disponível: quantas vezes você já ouviu um “não temos esse livro em loja, mas podemos encomendar” em livrarias? Pois online você encomenda e recebe em casa, não precisa voltar à loja. Acho que já comprei livros online de boa parte das livrarias que existem – não sou fiel a nenhuma, vou atrás do preço mesmo (não só do livro, mas o valor do frete também, que varia radicalmente de uma livraria para outra). A Livraria Cultura, por exemplo, é excelente para encontrar obras que não estão disponíveis em nenhuma outra loja que indiquei acima e costuma ter boas promoções. O mesmo acontece com a Fnac. Vale sempre conhecer esses sites, fazer o cadastro e ficar atento ao que é ofertado.

-> www.livrariacultura.com.br

-> www.fnac.com.br

-> www.livraria.folha.com.br

-> www.saraiva.com.br

-> www.livrariadavila.com.br

-> www.travessa.com.br

(OUTRAS) LOJAS ONLINE

Nem só de aparelhos domésticos e outros utensílios vivem as Americanas, Casas Bahia e afins – elas também vendem livros, e muitos infantis. Já me surpreendi algumas vezes encontrando nessas lojas livros que buscava há tempo. Se você buscar por livros em sites como Buscapé e Zoom (é muito bom fazer isso para poupar tempo e ser direcionado de cara para os melhores preços, mas vale lembrar que esses sites não rastreiam em todas as lojas possíveis), é bem possível que seja encaminhado para ou Amazon ou alguma dessas lojas, caso o livro esteja disponível. Vale verificar frete e prazo (principalmente esse último!), além do preço.

-> www.extra.com.br

-> www.pontofrio.com.br

-> www.casasbahia.com.br

-> www.americanas.com.br

DIRETAMENTE COM AS EDITORAS

Por fim, existem excelentes editoras de obras infantis, muitas bastante novas, que têm obras fantásticas – mas nem sempre é fácil encontrar seus livros em livrarias (nem nas online). A melhor opção às vezes é comprar diretamente através do site delas, que muitas vezes, têm lojas virtuais também. Alguns exemplos são a Pulo do Gato (que faz descontos incríveis durante o ano!), Mov Palavras, Editora Guarda-Chuva, Gato Leitor e Jujuba Editora. Vale entrar no site de cada uma delas, fazer o cadastro para receber as atualizações (e acompanhar lançamentos e possíveis promoções!) e ainda conhecer muito, mas muito livro bom fogem totalmente do lugar comum.

-> www.editorapulodogato.com.br

-> www.movpalavras.com.br

-> www.editoraguardachuva.com.br

-> www.gatoleitor.com.br

-> www.jujubaeditora.com.br

CLUBES DE ASSINATURA

Uma ótima opção para quem não sabe, não gosta, não tem tempo de ficar fuçando as livrarias online – ou simplesmente (como eu!) adora receber livros surpresa em casa! Mas é preciso ficar atento – há clubes e clubes. Já falei dos meus preferidos aqui.

***

2 comentários

  1. Eu gosto bastante de comprar no site http://www.foconolivro.com.br que é apenas de livros infantis, acho que vale a pena mencionar. E também compro bastante em sebos aqui na cidade, principalmente os gibis pra minha pequena <3

    1. oi camila! puxa, entrei nesse “foco no livro”, e cá entre nós, não curti muito não. muito material comercial, livro brinquedo, livro com barulho, bíblico…e nada de literatura infantil de qualidade. é bem do que procuro fugir aqui no blog! sem contar que são todos da mesmíssima editora – não compensa, bom mesmo é variar! 😉

      mas também gosto muito de comprar em sebos, há ótimos aqui na cidade – e o estante virtual, que é um sebo online, é excelente! um beijão! 🙂

Vamos conversar?