para ler, pintar e bordar: o livro com um buraco

Semana passada chegou nosso livro do Clube de Leitores d’A Taba – quer dizer, chegou o livro do Francisco, porque o correio vem em nome dele, coisa mais bonitinha. Foi uma surpresa assim que o livro saiu da embalagem – um buraco? “O livro tem um buraco!” – pois não só tem, como o nome  dele é esse: “O Livro com Um Buraco”.

AG4A0020

Não é um livro de enredo, história, nada do tipo – é quase um caderno de atividades. Mas um caderno de atividades completamente diferente e inusitado (e lindamente editado). O buraco, que na capa é “meio-buraco”, faz parte de um universo diferente a cada página virada. De cara, me lembrou os livros de passatempo da minha infância – eu adorava brincar com eles, desenhar e pintar aquele monte de página cheia de atividades. Geralmente eram da Turma da Mônica ou algo parecido – eram os almanaques de férias, e saíam bem nessa época. Rendiam boa diversão.

AG4A0027

já viram uma flor com cara mais peralta? pois então.

 

Aqui as brincadeiras vão além do papel e caneta – o livro vira moldura para o rosto (dá pra virar uma flor, um rei, o protagonista da televisão), cesta de basquete para acertar bolinhas de papel ou uma boca gigante na qual nossos dedos viram os dentes. Outras páginas sugerem brincadeiras do tipo encher um prato de comida que está vazio (aqui a gente brincou com massinha) ou construir prédios com papel ou bloquinhos no buraco. Como é todo em preto-e-branco, dá pra colorir também, sem medo de ser feliz. É um livro pra brincar e bagunçar.

AG4A0052

O livro, lançado em agosto aqui no Brasil, é editado pela Cosac-Naify. É obra do artista francês Hervé Tullet – cara de jeitão divertido, todos seus trabalhos seguem esse estilo cheio de humor e interatividade. No Brasil tem outros dois livros lançados por editoras diferentes: o Sem Título, que brinca com os bastidores da elaboração de um livro infantil, e o Aperte Aqui, também interativo e bacana para crianças pequenas (já fucei em uma livraria uma vez – é bem diferente!).

AG4A0071

depois de montado o prédio mais alto, a gente pintou a cidade toda 🙂

A gente gostou demais do Livro com Um Buraco por aqui – tem bem jeitão de férias, pra levar na viagem e ler e brincar em turma. Uma ideia legal de presente de Natal, aliás. Bem diferente e divertido!

2 comentários

  1. Minha filhinha de 2 anos e 4 meses levou o livro “aperte aqui” para a escolinha e foi um sucesso. A professora disse que as crianças queriam mais e mais e mais…foi super divertido

    1. que legal, sandra! esse a gente ainda não tem, mas tá na lista de desejos. logo vem neném aí e esse é bem legal de curtir com os pequenininhos né? 😀

Vamos conversar?