Pedro e Lua

Categorias: Livros

Eu gosto muito de acompanhar o blog Leitura em Rede – lá sempre tem dicas preciosas de leitura, listas bacanas e textos interessantes. Coisa recente são os bate-papos do canal do youtube A Taba, que muito valem a pena assistir – a conversa com a Cris Tavares foi uma das minhas preferidas, sobre como escolher livros infantis. Ela destaca pontos bem importantes – como o fato de não ser possível dividir literatura infantil por faixa etária, o quanto é essencial ouvir a criança na escolha dos livros e também aponta nomes da nova literatura infantil brasileira. Foi através dessa conversa que conheci a obra de Odilon Moraes e outros autores e ilustradores que me despertaram a curiosidade.

pedro1

Um dia, nessas promoções malucas e sensacionais da Cosac Naify (vale ficar sempre de olho), comprei um bocado de livros legais com mais de 40% de desconto – entre eles, dois de Odilon Moraes: A Princesinha Medrosa e Pedro e Lua, esse que mostro hoje pra vocês.  Livro lindo, emocionante, que aborda temas especiais, como amizade, saudade e até morte.

pedro2

A história é assim: Pedro é um rapazinho encantando pela lua. Desde que descobriu que ela era uma pedra enorme flutuando no céu, ficou admirado – seu nome queria dizer pedra, assim como era a lua. Um dia ele tropeça em uma pedra e pensa que todas elas só podem ser pedaços da lua que caíram lá de cima – e devem sentir muita saudade de casa. Assim, ele começa a empilhá-las, todas as noites, o mais perto que pode da lua. Até uma noite em que uma pedra um pouco diferente cruza seu caminho – era, na verdade, uma tartaruga:

“Pedro logo descobriu que era uma tartaruga,

mas como seu casco parecia uma grande lua esverdeada,

ele a chamou – Lua.

Lua adorava quando Pedro a colocava no topo das pedras.

De lá podia ver o mundo, grande e infinito, iluminado pela luz da lua.”

 

pedro3

Dali eles desenvolvem uma bonita amizade – e bem, o final é lindo e emocionante, eu não vou ousar estragar contando aqui. A história é curtinha, mas as frases são lindas, eficientes, quase poesia. As ilustrações e o texto têm uma harmonia impressionante – é daqueles livros sem faixa etária mesmo, pra gente grande e gente pequena se emocionar. Ah, e sim – a capa, bonita demais, brilha no escuro.

***

Pedro e Lua

Autor/Ilustrador: Odilon Moraes

Editora: Cosac Naify