12 nov 2013

quem soltou o pum

Escrito por
Livros

O Francisco tá naquela fase: MORRE de rir de falar de pum, cocô, meleca de nariz e afins. Mas bem, eu também não posso falar muito: ele tem três anos e ri disso tudo – eu tenho 31 e rio junto, às vezes sozinha (confesso). Esse livro aqui é um que faz a gente rir alto; chama-se Quem Soltou o Pum?, e é da Blandina Franco e do José Carlos Lollo, a mesma dupla que escreveu e ilustrou o último livro do qual falei aqui, Grande Pequeno. Assim: o Pum aqui, no caso, é o nome do cachorrinho.

IMG_7543MODIF

O livro é na voz do garotinho, tutor do cachorro chamado Pum. E ele conta:

“Meu melhor amigo é o Pum. Nada me deixa mais feliz do que soltar o Pum. Mas às vezes as pessoas olham feio pra mim porque o Pum faz barulho e atrapalha a conversa dos adultos. Meus pais dizem que isso acontece porque tem hora certa pra soltar o Pum. Quando eu solto na hora errada, ele incomoda os outros e eu acabo levando um monte de bronca à toa.”

IMG_7548MODIF

Já deu pra sacar né? A historinha é simples – mas é engraçada justamente pelo nome do danado do cachorro. Aí é uma situação mais engraçada que a outra. O Pum quando sai de casa e toma chuva fica molhado e mais fedido ainda, a Tia Clotilde que não adianta, é só chegar em casa que já solta o Pum.

IMG_7551MODIF

O trocadilho divertido rende altas risadas, e o livro faz um sucesso danado com a criançada toda – tanto sucesso que foi até lançado em versão digital, para iphone e ipad (aqui). Eu não sabia – fui só descobrir agora e fiquei super curiosa para conhecer. Além disso, também já existe um segundo livro com novas peripércias do cachorrinho Pum, o Soltei o Pum na Escola – esse a gente também tem, adora, e eu vou deixar pra falar dele numa próxima ocasião.

Ah, o preço: paguei cerca de 25 reais nas nossa cópia (que é o preço da editora), mas tem por 16, 17 reais aí pela internet. Aquela coisa, tem que pesquisar. Pesquisar e comprar sem medo, que esse livro é diversão garantida.

***

Deixa eu contar: estou viajando. Sem Francisco. Pois é, nem vou entrar no mérito saudade e tal, que não tá fácil não (é impressão minha ou vai ficando cada vez mais difícil?). Mas ainda assim vou tentar atualizar o blog, prometo. Enquanto isso, vai seguindo a gente no instagram: @oslivrosdefrancisco. Estou louca pra conhecer umas livrarias bacanas e comprar livros legais por aqui (no momento, em Montreal), e vou postando lá o que for encontrando. E depois, vocês já sabem, conto tudo aqui. 😉