8 ago 2016

Quero Meu Chapéu de Volta, de Jon Klassen

Escrito por
Destaques Divertidos Novidades e Lançamentos Para dar risada

Volta e meia a gente descobre alguns livros infantis que são pra lá de sensacionais: são engenhosos, especiais no conteúdo, ilustração, edição. “Quero Meu Chapéu de Volta”, de Jon Klassen, editado no Brasil pela WMF Martins Fontes é desses: não só traz uma história divertida demais, como tem uma edição impecável, na qual texto, ilustração, cores e fontes se fundem num contexto incrível – e hilário.

quero-meu-chapeu-de-volta

Tudo começa com um urso, que busca seu chapéu. Lá sai ele perguntando para raposa, sapo, tartaruga, coelho, tatu – mas ninguém viu o dito cujo. A história segue através de diálogos, curtos e dinâmicos, página a página – as cores do texto, preto e cinza, demarcam de quem é a fala (aqui em casa, eu e Francisco lemos cada um uma fala, como num teatro – é muito divertido!).

Certa hora, o urso passa por um animal que está com seu chapéu – mas a resposta é negativa, claro. O texto, no entanto, muda de cor – a resposta é vermelha, e apesar do urso não notar a mentira (mesmo com o chapéu na cabeça do bicho!), fica muito claro para nós, leitores, que ali há algo estranho:

quero-meu-chapeu-de-volta-2

O urso, coitado, segue a busca. Até uma hora que PERA! – ele lembra de algo. Lembra que viu o chapéu, e mais uma vez, é a cor vermelha que sinaliza essa súbita lembrança. A coisa é quase cinematográfica! Então ele volta, correndo – e aí, sem spoilers, porque esse é um livro que traz um final absolutamente surpreendente, cheio de ironia e longe de qualquer lugar comum.

Talvez a criançada não entenda na primeira não – o Francisco, quando se deu conta, levou um susto tão divertido que me fez rir mais do que o livro em si. E o barato é esse: ir deixando a criança sacar aos poucos, se não na primeira leitura, na segunda, na terceira – é susto e diversão garantida!

***

* Esse livro chegou até nós através do clube de leitores d’A Taba, que tanto falo e recomendo. Pra variar, sempre uma surpresa boa! 🙂


5 Comentários

  1. […] via Quero Meu Chapéu de Volta, de Jon Klassen — A Cigarra e a Formiga […]

  2. Fabiana Medeiros disse:

    Fiquei curiosa pra conhecer esse livro Daisy! Queria ter as quatro assinaturas a A TABA pra conhecer as quatro pérolas mês a mês!

    • Daisy disse:

      hahahaha, fabi, eu juro que já pensei nisso! que VONTADE de fazer as quatro assinaturas pra receber um monte de livro lindo e os mapas de cada um. aqui em casa eu podia assinar um pra mim, pro pai, pro fran e pro vini né? seria uma boa desculpa, rs! <3

  3. Clécia Soares disse:

    Muito bacana seu blog e as dicas de livros. Qual a faixa etária indicada para esse livro?
    Abraços

  4. Liliane Silva Greuner disse:

    Amo, este livro!!! ele fala a linguagem das crianças. falando do desejo de ficar com o chapéu de forma sincera,sem pudores e com moralismo. Meus alunos amam.