7 jan 2016

livro em espanhol: Rompecabezas, de Diego Bianki

Escrito por
Livros

Conheci o trabalho do artista argentino Diego Bianki lá no primeiro bloco do Conversas Ao Pé da Página, em um seminário onde ele e Catarina Sobral mostraram seu divertido processo criativo. Fiquei curiosa demais para conhecer os livros, que logo devem ser lançados no Brasil – mas não resisti a, em uma visita recente a Buenos Aires, procurar por alguns de seus trabalhos por lá.

IMG_9205

Rompecabezas é o livro resultado de uma exposição do artista, em 2012 – é desses livros grandes, que enchem os olhos logo de cara. Publicado pela Pequeño Editor, editora que em 2015 levou o prêmio de melhor editora da América Latina, é um convite à brincadeira e à celebração da diversidade. A partir de caixinhas de fósforo, de lâmpadas, pasta de dente e outros objetos guardados e encontrados pela rua (isso foi Bianki quem contou, lá no Conversas), Bianki criou figuras diversas, de pessoas, animais – até alienígenas! Foram mais de mil pecinhas no total, devidamente pintadas (são super coloridas) e agrupadas, como um quebra-cabeças (ou rompecabezas, em espanhol). 

As frases que acompanham essas figuras incríveis são um lembrete de que todos nós, absolutamente todos, somos formados de pó de estrelas – sem exceções! Juntos, fazemos parte de algo muito maior e – e é juntos que fazemos nosso mundo. “Aproxime-se!”, diz ele. “Deixe que sua cabeça se abra!”. 

IMG_9208

IMG_9209

O mais bacana é que no final Bianki sugere que nós também façamos nosso próprio quebra-cabeça – guardar, rabisca e pintar e deixar a imaginação correr solta. Há um passo-a-passo com fotos – e muitas ideias do que inventar! Bora guardar as caixinhas e criar! 😉

***

ROMPECABEZAS

Texto e Ilustração: Diego Bianki

Editora: Pequeño Editor, 2013