secret pizza party

Eu e o Francisco compartilhamos uma paixão: pizza. Não tem comida que a gente goste mais, é uma loucura. Acho que por isso nos identificamos tanto com o guaxinim desse livro – ele é outro obcecado por pizza. Mas a questão é: não é fácil para um guaxinim poder degustar uma pizza em paz, com tantos humanos descontentes com o pobre animal. E é essa a história de um dos livros mais engraçados que eu já comprei para o Francisco: o sonho de um guaxinim de ter uma festa secreta da pizza.

IMG_8918

Comprei o livro em uma livraria que parecia um sonho, especializada em livros infantis, em Nova Iorque (ai que chique). Aliás, desde que eu comecei a curtir literatura infantil essa é uma coisa que eu sempre faço quando viajo: conhecer as livrarias especializadas da cidade onde estou, caso exista. Lógico que não é em todo lugar, mas já conheci alguns lugares fantásticos nessa brincadeira. Em Nova Iorque, por exemplo, tem a Books of Wonder. Vale uma visita em um passeio por lá – só a seção de livros infantis antigos e raros já vale a pena.

IMG_8925

Encontrei esse livro lá, exposto, e logo me liguei que seria especial para mim e para o Francisco – pizza, não tinha como. A historinha do guaxinim e da sua festa secreta da pizza é mesmo divertido demais. Logo no início, ele já começa:

“ah, pizza…so beautiful, you could hang it on the wall of a museum.

so convenient, you could eat in the bathtub.”

 

Numa tradução livre: “ah, pizza…tão bonita, que você poderia pendurá-la na parede de um museu. Tão conveniente, que você poderia comê-la na banheira.”. Francisco morre de rir com a ideia da pizza no museu ou da pizza na banheira, e ainda mais com o guaxinim tentando se disfarçar de gente para ir até a pizzaria conseguir uma fatia. E ó, não é fácil pro tal guaxinim não. Desviar de robôs atiradores de vassouras, da reunião dos entusiastas de vassouras, de uma fábrica de vassouras e outros absurdos são os desafios.

 

IMG_8935

O livro é da dupla autor/ilustrador Adam Rubin e Daniel Salmieri, que têm outro livro parecido, Dragons Love Tacos, bestseller de 2012 pelo New York Times. Fiquei curiosa pra conhecer. O Secret Pizza Party é o novo deles, lançado ano passado nos Estados Unidos. Dá pra comprar pela internet, fácil – sai cerca de 10 dólares cada um via Amazon ou 20 dólares pela The Book Depository (que entrega sem frete para todo o mundo).

Vamos conversar?