Te Amo Mais Que Sal, de Luciano Saracino

Título lindo, história supreendente!

É, eu confesso: sou das que compra livros pelo título. Esse foi irresistível: “Te Amo Mais Que Sal”, que nome mais lindo! É que conta a lenda que um antigo rei um dia havia perguntado às três filhas o quanto elas o amavam. A primeira logo respondeu que o amava mais que a vida, a segunda amava-o mais que seu próprio coração.

A resposta da mais nova, no entanto, o abalou: ela lhe disse que o amava mais “que o sal e a água”. Enfurecido, sem entender o que aquilo poderia significar, o rei expulsa a filha do castelo – e a princesa vai morar na floresta, que no final das contas, não era tão ruim quanto parecia.

É lá que ela encontra um príncipe que carregava sempre consigo algo inusitado: um punhado (ou dois) de sal. Para a comida que ela fazia naquela hora, em meio ao bosque, era justo o que faltava. Os dois viram bons amigos, depois se casam…e é no banquete da cerimônia que um convidado em especial tem uma bela supresa.

Mas eu paro é por aqui, porque esse é daqueles livros para serem descobertos, saboreados. Uma história linda de amor, sabores e comidas, reconto de um antigo relato armênio de tradição oral – a edição é inclusive bilíngue! Surpreendente, delicioso como o título! Da Sesi-SP Editora.

***

Vamos conversar?