The Onion’s Great Escape – A Incrível Fuga da Cebola

Manhã de domingo tem tudo a ver com descobrir livros novos – ainda mais quando tem chuva e preguiça lá fora. Quando é diferente então, formato, história e interatividade, aí é mais legal ainda: “The Onion’s Great Escape” é desses!

olhando assim, tudo normal…

Olhando de primeira, é só mais um livro bonito e de edição caprichada, como todos da Phaidon. Mas é só começar a folhear pra sacar que na verdade ele é muito mais que isso: é uma…cebola! Calma, explico: The Onion’s Great Escape começa com um pedido de resgate (em tradução livre): “nós cebolas somos felizes e brilhantes, mas há um horror que nos atormenta: A FRITURA!“.

Processed with VSCOcam with a1 preset
Francisco no resgate

A brincadeira então é resgatar a cebola de dentro dele, destacando página a página, conforme seguimos a leitura. O livro não tem exatamente uma historinha (a não ser essa do início), mas sim vários questionamentos para fazer com a criançada, pra despertar a curiosidade e imaginação – algumas mais simples, outras mais complexas. A ideia é rabiscar as respostas no próprio livro, mas quem disse que deu coragem? Mas olha, é no formato, nas ilustrações, fontes e nas cores fantásticas do livro que está o barato! Daqueles livros que mais parecem obras de arte, criação fantástica de Sara Fanelli. E depois, é só guardar a cebola, grandona, cheia de expressões, camadas e cores incríveis:

é um livro mesmo, mas é também uma cebola!
é um livro mesmo, mas é também uma cebola!

No Brasil, o livro saiu pela Ática e chama-se “A Incrível Fuga da Cebola”. 😉

***