20 dez 2013

tito, o gato

Escrito por
Livros

Eu não sei se é a época – final de ano, Natal, essas coisas, todo mundo fica meio emotivo, não fica? Eu fico, admito. No domingo quase morri de chorar vendo as crianças do Coral Curumim no Guaíra, cantando no espetáculo da Orquestra Sinfônica do Paraná. Francisco não entendeu nada, tadinho – mas acho que, sinceramente, já sacou que a mãe é manteiga derretida mesmo. Lendo esse livro aqui foi a mesma coisa: na primeira vez, sentada com o Francisco no sofá lendo a historinha do gato Tito, me emocionei de verdade.

IMG_7619MODIF

O livro é conta historinha real: o autor, Gustavo Vazquez Ramos, de fato é tutor do gatinho Tito, com quem convive há 10 anos. Tito era o gatinho mais fraco de sua ninhada – ninguém esperava que vivesse muito tempo, era quase sempre deixado de lado. Foi Gustavo quem o resgatou – e dali surgiu essa amizade bonita. Gustavo cuidou de Tito, que sempre precisou de atenção especial, e Tito também esteve ao lado de Gustavo quando o autor mais precisou:

“O tempo que se seguiu foi marcado por um homem reconstruindo sua vida com a ajuda do gato, a todo instante ao seu lado. Apesar das diferenças entre um humano e um felino, naqueles momentos era evidente o que acontecia, o que sempre aconteceu entre ambos: dois espíritos se amparando e completando.”

 

IMG_7621MODIF

Comprei nossa cópia na Navegadores – o livro havia sido lançado na livraria no final de setembro desse ano, e fiquei curiosa justamente por ser daqui de Curitiba. Pois foi só começar a folhear o livro que já vi que seria legal ler com o Francisco, que era de gente que como nós, que curte e protege os bichos. Foi uma uma boa surpresa – o Francisco curtiu, eu me emocionei. O gatinho Tito é mesmo fofo – tanto nas ilustrações em aquarela de Heloísa Pitarelli como na vida real: dá só uma olhadinha aqui na página do Facebook do Tito e aproveita pra seguir e saber as novidades dele.

IMG_7627MODIF

O preço: 25 reais, à venda na Navegadores e também nas Livrarias Curitiba.


Um comentário

  1. Léia Guimarães; disse:

    Adoro, amoooo gatos… adoraria ganhar esses livros. parabéns Ao Gustavo e a Ilustradora adorei a parte que consegui ver. bjus