25 ago 2014

O Urso Rabugento

Escrito por
Livros

Rabugento fica qualquer um com sono, não fica? Eu, o Francisco, você aí lendo esse texto. Por isso, não é por nada não, mas eu muito me identifiquei e tive compaixão com o pobre urso dessa história. Livro mais recente do autor e ilustrador australiano Nick Bland, a história é simples mas divertida: em uma floresta, em um dia de muito frio e chuva, quatro amigos bichos se refugiam em uma caverna. Um quarteto bem inusitado: um alce, um leão, uma zebra e uma ovelha.

IMG_9531

Os quatro jogam cartas tranquilamente até ouvir um GRAAAAUR – é o urso, rugindo, afugentando os bichanos para fora da caverna. A ideia então é agradar o enorme bicho para que ele tope dividir o abrigo. A zebra lhe oferece listras como as suas; o leão, uma rama dourada que imita sua juba; o alce, galhos que parecem seus chifres – só a ovelha que não sabe o que oferecer.

IMG_9533

Mas é ela que no final tem a melhor das ideias: ainda mais incomodado com o monte de enfeite que lhe foi dado, a ovelha então oferece apenas sua lã no formato de um travesseiro. Era só isso, o urso queria descansar. E assim termina, bicharada toda feliz e protegida dentro da caverna. As ilustrações são bonitinhas e o texto é rimado, fácil de ler – os bem pequenos vão curtir mesmo.

IMG_9540

O livro faz parte da iniciativa Ler e Ouvir, novidade da editora Brinque-Book: é só escanear o código QR, que aparece na contracapa, que dá para ouvir a narração do livro todo em qualquer smartphone. Dá pra ouvir aqui para conhecer – é divertido e tal, mas modéstia à parte, eu leio com muito mais emoção e barulho para o Francisco. Ninguém bate meus GRRRRAURS, não adianta. E o Francisco se diverte. 😉